Lab Talk: Poder e Dependência na Sociedade Digital
- Pedro Simão Mendes

- 32 minutes ago
- 3 min read
O SocioDigital Lab for Public Policy (SDLab) organiza uma Lab Talk que reúne Ana Haddad e António Soares, premiados com uma bolsa de doutoramento SDLab, por apresentarem projetos multidisciplinares de elevada qualidade e com impacto social. A sessão decorre a 9 de fevereiro, entre as 12h00 e as 13h00, na sala A104 do Edifício 4 do Iscte-Insituto Universitário de Lisboa, sob o título "Poder e Dependência na Sociedade Digital".

Esta sessão reúne duas investigações sobre dimensões complementares do poder tecnológico na sociedade contemporânea: as infraestruturas críticas que sustentam a comunicação digital e as relações emocionais emergentes entre humanos e sistemas de inteligência artificial. A partir de perspetivas multidisciplinares, os projetos exploram tanto a materialidade estratégica da rede, através do estudo dos cabos submarinos e da sua economia política, como as dinâmicas psicológicas e sociais associadas à interação com agentes conversacionais artificiais. Em conjunto, as comunicações mostram como o digital molda estruturas de poder, dependência e experiência humana, contribuindo para debates sobre regulação, ética e impacto social da tecnologia.
Resumo de Ana Haddad - Infraestruturas críticas de comunicação digital e Economia Política: um estudo sobre os cabos submarinos de internet
Porque é que as “Big Techs” se tornam proprietárias de cabos submarinos de
internet, como se produz essa evolução e que efeitos dela decorrem?
Este projeto pretende contribuir para as discussões atuais sobre a Economia Política da Comunicação Digital e os impactos sobre os poderes dos Estados e os direitos dos cidadãos, a partir de um objeto de estudo que se foca nas infraestruturas críticas necessárias a sociedades cada vez mais dependentes de redes de transmissão de internet.
A partir de uma análise dos cabos submarinos, que considera as relações de poder entre empresas e o papel que as autoridades públicas desempenham, procurando compreender a interação entre configurações de mercado, regulação pública e papel do Estado, e suas consequências sobre as relações de poder entre empresas, Estados e populações.
Resumo de António Soares - Laços Emocionais com Agentes Conversacionais Artificiais
Nosso projeto investiga o desenvolvimento de laços emocionais com agentes conversacionais (ACs) baseados em inteligência artificial (p. ex., chatbots e robôs sociais). Embora estes sistemas podem gerar benefícios emocionais e cognitivos, como a melhoria do humor, faltam evidências empíricas que comparem a interação humana com diferentes tipos de ACs ou examinem os seus efeitos ao longo do tempo. Com base num modelo centrado na apropriação psicológica e na confiabilidade percebida, analisaremos o papel do controlo percebido, da segurança estrutural, do autoinvestimento e da presença social no desenvolvimento de laços emocionais e dependência emocional. Também avaliaremos atributos percecionados nos ACs (e.g., antropomorfismo) e variáveis individuais como estilos de vinculação, sentimentos de solidão, e nível de autorrevelação.
O projeto integra: (a) uma revisão de escopo que mapeia preditores de laços emocionais com ACs, (b) um inquérito online com utilizadores de ACs, e (c) um estudo longitudinal envolvendo interações síncronas com um chatbot ou um robô social. Pretendemos quantificar as dimensões comportamentais, cognitivas e emocionais relacionadas à interação humano-AC, e avaliar a evolução da qualidade da interação e do humor dos participantes ao longo do tempo.
Os laços emocionais e a dependência emocional são indicadores para avaliar o impacto dos ACs. Ao identificar os preditores destes vínculos daremos suporte à discussão sobre a transparência e a segurança psicológica nas interações humano-AC, tópicos de interesse às políticas públicas. Nosso objetivo é contribuir para a identificação dos mecanismos da vinculação emocional com ACs, possibilitando a aplicação destas tecnologias de modo mais seguro e eticamente responsável.


